Uma amostra do Festival Satolep Circus

O Veneta foi até Pelotas para cobrir o evento, entre 6 e 11 de maio. A música segue até o dia 18.

Texto e foto: Lola Sartori
Revisão e Edição: Ricardo Rodrigues 

Canastra Suja abrindo o festival no Foyer do Theatro Guarany

Após a cerimônia de abertura na sexta-feira (6), o som do trompete invadiu o Foyer do Theatro Guarany avisando que o Festival Satolep Circus recém começara, e que seriam quase duas semanas de muito trabalho e música. A banda pelotense Canastra Suja deu início não somente ao seu novo show como também à segunda edição do festival e, como de costume, a apresentação foi gostosa de se ver e ouvir. Além das músicas do disco Três Minutos Pra Água Ferver,  o show A Máquina da Loucura, inclui canções novas como Atônico, O Último Tango de Nelson, A Máquina da Mundo Repensada e Estranhos.

No segundo dia, foi a vez do público ir até o Galpão do Rock pra conferir o show das bandas Mascates, Freak Brotherz, Farenait e Os Brutais.  Deu para notar uma pegada bem forte de Arctic Monkeys nas guitarras dos Mascates, não que isso seja ruim, os integrantes conseguem fazer um som bem autoral, mas não dá pra negar a influência.
Freak Brotherz é uma banda que tem mais de 10 anos de carreira, então é incrível como o público se mistura, desde quem os acompanha no início, até quem está começando a se inserir no underground. É inegável a capacidade dos músicos e a forma como eles agitam as pessoas, mas pareceu um pouco Rage Against The Machine demais.
A Farenait foi, pra mim, a melhor da noite. O som da banda é quase indescritível, eles tem uma pegada bem psicodélica com um “q” de grunge na guitarra. Impressiona também o fato dos irmãos serem músicos ímpares, terem 20 e poucos anos e a banda existir há 10.
Para encerrar a segunda noite de festival, a banda foi Os Brutais, um power trio de puro rock’n’roll. O show animou a galera que não teve medo do relógio e permaneceu no Galpão até às 5 horas da manhã.

Já na terça-feira (10), o festival saiu dos palcos e foi ao Bistrô da SeCult (Secretaria de Cultura) para apresentar o Pcult (Partido da Cultura), suas propostas, atuações e gerar um debate para fortalecer a cultura na cidade. Entre, aproximadamente, 40 agentes culturais reunidos, o saldo de mais de 3 horas de debate foi positivo. Além de uma próxima reunião marcada, foi definida a coordenação do Pcult Pelotas. Haverá também um seminário para capacitação de agentes culturais e o mapeamento de entidades culturais da cidade.

A noite fria da quarta-feira (11) se dividiu em duas partes – a primeira no Theatro Guarany, no show de Marcelo Camelo. Apesar do som ter ficado um pouco embolado, a apresentação foi genial. Camelo é carismático e interage bastante com o público (vide que o próprio entrega as samambaias ao público), não é preciso citar que os fãs deliram quando a música tocada é do Los Hermanos, ainda que muitas vezes fosse difícil ouví-lo cantar, pois a voz do teatro praticamente lotado era mais alta. Destaque para a banda Hurtmold que o acompanha.
A segunda parte da noite fica por conta do João Gilberto (vulgo JG) lotado para assistir a Vade Retrô e Ian Ramil em seu primeiro show em Pelotas. Ian pareceu tímido no palco, mas, ainda assim, seguro de si e com belas composições. Felipe Zancanaro (guitarrista da Apanhador Só) acompanhou Ian na guitarra, mas surpreendeu ao tocar bateria em Segue o Bloco.  Por fim, uma das bandas da nova safra pelotense, a Vade Retrô com influências 60’s e 70’s rock, coloca o JG abaixo com suas guitarras rápidas e pulsantes.

Anúncios

Sobre venetacoletivo

Veneta, que significa ideia repentina, dar na telha, ou, como diz a expressão pupular, dar na veneta, é uma assessoria de produção e articulação cultural. Atua sobre projetos das mais variadas vertentes, enaltecendo a qualidade e diversidade da cultura regional.
Esse post foi publicado em arte, musica, Principal. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Uma amostra do Festival Satolep Circus

  1. Pingback: Satolep Circus 2011 « vaderetrooficial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s