Prepare-se: Macondo Circus 2010!

 

Integração. Assim ressurge o Macondo Circus em 2010. Integração entre artes, entre pessoas, entre espaço e tempo. Em sua sétima edição, o festival reúne expressões artísticas: música, artes visuais, artes do corpo, audiovisual. São diversas linguagens que se integram e perpassam umas às outras, resultando em sete dias de intensa atividade cultural.  O festival acontece de 21 a 27 de novembro, na Estação Férrea da Gare, no SESC e no Macondo Lugar.

A união dessas expressões mistura-se à vida da cidade, ocupando um espaço histórico de Santa Maria, a Gare da Estação Férrea. Se no ano passado o Macondo Circus ocupou a praça central do município, neste ano o festival contribui no processo de revitalização de um local que, aos poucos, ganha novos ares e novos usos pela população. Em 2010, cidade, arte e cultura voltam a se unir.

Mais do que integrar formas artísticas, o Macondo Circus 2010 impulsiona a cultura no cotidiano. São dias que vão além da mera exibição artística e promovem a reflexão sobre a cultura em nosso dia-a-dia. O Seminário Cartografias da Cultura Aberta convida todos a debater o papel da cultura na vida diária de cada um. Oficinas incentivam a produção artística. A cobertura colaborativa abre espaço para que qualquer pessoa possa mostrar sua visão sobre o festival.

A colaboração não está somente na comunicação do Macondo Circus: a Campanha de Hospedagem Solidária viabiliza a vinda e permanência de artistas e produtores independentes de outras cidades, em um modelo que consolida a troca de serviços como uma forma de sustentabilidade. Com recursos limitados para sua realização, o festival também atraiu artistas de diversos estados do país através do Edital de Artes Integradas. Mais de 100 artistas inscreveram-se para compor a programação do Macondo Circus 2010 e ativar uma maior circulação de artistas no país.

O Macondo Circus 2010 é resultado do trabalho de agentes de diversas áreas que juntos produzem o festival: os núcleos do Macondo Coletivo (Sala Dobradiça, Núcleo Audiovisual, Macondo Cineclube, Palco Fora do Eixo, Núcleo de Comunicação) com o apoio parceiros como o Museu Treze de Maio, os coletivos Veneta (Porto Alegre) e Sintomatica (Buenos Aires, Argentina), a Secretaria de Cultura do Município de Santa Maria, a Distribuidora de Filmes Fora do Eixo (DF5).

 

Contatos:

comunicação.macondocoletivo@gmail.com

macondocircus@gmail.com

Realização: Macondo Coletivo 

Financiamento:  Lei de Incentivo à Cultura

 

Patrocinadores:

Macondo Lugar

Heineken
SESC RS
Arte SESC
Hotel Humberto
Botequim

Parceria:

Casas Associadas

Abrafin

Fora do Eixo

O viés

DF5

Coletivo Veneta 

Anúncios

Sobre venetacoletivo

Veneta, que significa ideia repentina, dar na telha, ou, como diz a expressão pupular, dar na veneta, é uma assessoria de produção e articulação cultural. Atua sobre projetos das mais variadas vertentes, enaltecendo a qualidade e diversidade da cultura regional.
Esse post foi publicado em arte, Cinema, Ctrl+VENETA, dança, Exposição, musica, Principal, Teatro e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s