Mostras e oficinas marcaram primeira edição da SEDA

Semana Do Audiovisual de Santa Maria terminou no sábado (4) e aproximou público de produtores independentes

Texto: Andressa Quadro e Atílio Alencar / Fotos: Andressa Quadro, Amarello Rodrigues e Marcelo Cabala

A primeira edição da SEDA – Semana Do Audiovisual, que o correu em Santa Maria entre os dias 30 de agosto e 4 de setembro, aproximou o público de produtores independentes por meio de duas oficinas práticas. O evento, do Macondo Coletivo e Clube de Cinema Fora do Eixo, conta com a parceria do Coletivo Audiovisual Pão com Ovo Filmes, e tem como objetivo promover a integração entre o audiovisual e outros segmentos artísticos.

Duas oficinas foram oferecidas gratuitamente, ambas com 20 vagas. A Oficina Coletiva de Criação Audiovisual, ministrada pelo Coletivo Pão com Ovo, e a Oficina de Experimentação Audiovisual “Faça você mesmo”, coordenada pela artista audiovisual, diretora e roteirista Carolina Berger.

Desde segunda-feira, 30 de agosto, na Oficina de Experimentação Audiovisual, Carol Berger não só expôs sua experiência e conhecimento cinematográfico como também incentivou os participantes a produzir. Já durante a SEDA os alunos criaram o roteiro para um videoclipe do Proyecto Gomez. O trabalho continuará até o Festival Macondo Circus, quando começarão a editar e finalizar imagens captadas por câmeras diversas (fotográficas compactas ou profissionais, mini DV, VHS, ou seja, qualquer equipamento a que tiverem acesso).

Na Oficina Coletiva de Criação Audiovisual, Luísa Copetti, Beto Matos, Éverson Godinho, Leandro Shirmer e Maurício Canterle falaram de produção, direção de arte, animação, direção e montagem audiovisual. A atividade contou também com a presença de Bruno Kieling e Amarello Rodrigues, que abordaram as fases de finalização, identidade visual e distribuição. Durante a semana, os participantes das oficinas estiveram em contato com os trabalhos realizados pelos ministrantes, que mostraram as opções que existem no mercado atual.

Filme de Orson Welles integra a programação

A sessão especial do Cineclube Macondo, na terça (31/8), integrando a programação da SEDA Santa Maria, contou com uma movimentação bacana. Mais de 30 pessoas compareceram para assistir o filme “F for Fake”, o intrigante clássico dirigido por Orson Welles. Apresentado por Jamer Guterrez, que recentemente usou a obra do cineasta em sua pesquisa de mestrado na UFRGS, o filme rendeu uma discussão rica depois de sua exibição. As questões suscitadas pela fala de Jamer, que em sua pesquisa cruzou cinema, fanzine e a obra de pensadores como Nietzsche e Deleuze, obtiveram uma participação intensa dos presentes. A noite se prolongou após a exebição em rodas de conversa devidamente regadas a cerveja e cigarro.

Foto: Marcelo Cabala

Macondo Circus 2009

Quem esteve participando da SEDA também teve a oportunidade de participar do lançamento do DVD Macondo Circus 2009. Criado, montado e finalizado por Amarello Rodrigues, Denis Carrion, Fernando Krum, Lucas Figueiredo Baisch e Pedro Krum, o DVD é um registro do que foi a edição do Festival daquele ano. De 2 a 5 de dezembro de 2009, a música independente invadiu a praça Saldanha Marinho e carregou o público ao bar Macondo Lugar. Momentos inesquecíveis, mostrados pela diversidade de olhares presentes na cobertura colaborativa, estão gravados nesse DVD através de fotografias, imagens dos shows e entrevistas.

Foto: Macondo Coletivo/Divulgação

O DVD estava disponível para compra no local, e pode ser baixado gratuitamente, junto com a arte, no endereço http://www.macondocircus.com/2009/.

Anúncios

Sobre venetacoletivo

Veneta, que significa ideia repentina, dar na telha, ou, como diz a expressão pupular, dar na veneta, é uma assessoria de produção e articulação cultural. Atua sobre projetos das mais variadas vertentes, enaltecendo a qualidade e diversidade da cultura regional.
Esse post foi publicado em arte, Cinema, Ctrl+VENETA, Principal. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Mostras e oficinas marcaram primeira edição da SEDA

  1. Besides, playing with them at prognosticating on these awards, and talking with them about Teza , Ponyo , The Other , Based on a True Story, etc. Mini Dv Wholesale

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s