BALAIO DAS ARTES, NOVO ESPAÇO EM POA


Foto: Mariana Mota

Porto Alegre agora tem mais uma opção cultural, a casa BALAIO DAS ARTES – Espaço de Expressão, Otávio Corrêa, 35, na Cidade Baixa, abre neste mês de março sua programação que conta com espaços para aulas de música, teatro, dança, palestras, exposições de arte, oficinas e outras formas de expressões artísticas. Envolvida com arte desde cedo, Melissa Assumpção, idealizadora do projeto, começou com aulas de piano e de desenho desde criança. “Minha família sempre foi de fazer as coisas com as próprias mãos, desde pequena cresci assim”, diz Melissa, que também trabalha com dança há 14 anos.

Foto: Divulgação Balaio das Artes

O novo espaço em Porto Alegre busca fincar o pé na produção cultural da cidade. “Meu objetivo, minha pretensão é ser uma escola de arte padrão, que tenha formação de arte, que os primeiros passos na arte comecem aqui”, conta a artista. Serão oferecidas várias formas de expressões artísticas:

  • Espaço Palavras : receberá palestras, conversas e encontros de arte
  • Espaço Olhares: Terá exposições de artistas
  • Sala Movimentos: Aulas de dança, teatro e tudo o que necessitar movimentação dos alunos
  • Sala Sons: Aulas de música, canto e local para gravações
  • Sala Multiuso: Também ‘Sala Rabiscos’, contará com espaço para artes plásticas para crianças

A expressão multicultural é uma das características do espaço. Para Melissa é importante proporcionar momentos em que as artes dialoguem entre si. “Quem realmente quer aprender arte, quer aprender de tudo. É fundamental oportunizar o diálogo, não tematizar demais para não fazer uma casa disso ou daquilo”. Além de artistas, a casa receberá alunos de todas as idades, de crianças a idosos.

A realização do projeto é uma ideia antiga de Melissa. Com experiência em produção cultural com a dança, além de professora, sempre quis abrir o próprio espaço. Para o Balaio das Artes Melissa esperou 4 anos para ter justamente a casa que queria. A decoração do lugar passou por algumas reformas, o Espaço Palavras recebeu os artistas do Coletivo Esmero, responsáveis pela arte atual da parede da sala. Para Vital Lordelo, artista visual do coletivo, “a casa vem com uma boa proposta de unir e apresentar arte a todos em espaços abertos ao público. Uma escola com aulas focadas nas artes visuais, sonoras e do movimento, algo importante para a cultura de Porto Alegre”. Além de Vital, o Esmero é formado também pelas artistas Vivian Dall’Alba, Luísa Hervé, Paola Luzzatto e Jéssica Albuquerque. Vivian também acredita que o novo espaço chega com um grande potencial. “ O Balaio das Artes se destaca por unir várias formas de expressão em um mesmo lugar. O antigo casarão é destinado a aulas e oficinas, com um conceito de trazer a arte para a vida das pessoas de uma forma integrada, através da dança, artes visuais e música”, avalia a artista.

Foi feita uma primeira inauguração no dia 28 de março, para alguns convidados e para a apresentação dos professores do espaço e de seus trabalhos em música, teatro e dança. Cerca de 80 pessoas participaram do lançamento e assistiram apresentações de Zouk, Jazz, Salsa Cubana, Gafieira e Pagode. Outra inauguração está prevista para 11 de abril, para imprensa e comunidade.

BALAIO DAS ARTES – Espaço de Expressão,

Otávio Corrêa, 35, Cidade Baixa

tel.: 3084 1320

www.novasdobalaio.blogspot.com

balaio.das.artes.rs@gmail.com

Texto: André Ávila

Anúncios

Sobre venetacoletivo

Veneta, que significa ideia repentina, dar na telha, ou, como diz a expressão pupular, dar na veneta, é uma assessoria de produção e articulação cultural. Atua sobre projetos das mais variadas vertentes, enaltecendo a qualidade e diversidade da cultura regional.
Esse post foi publicado em arte, Cinema, dança, Exposição, Literatura, musica, Teatro e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para BALAIO DAS ARTES, NOVO ESPAÇO EM POA

  1. encake-online disse:

    o que eu estava procurando, obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s