A primeira sessão do Cineclube Macondo

A avant-première do Cineclube Macondo ocorreu as 18h30min de hoje no SESC Santa Maria. O filme exibido foi o curta-metragem “Quarto de Espera”, com direção de Bruno Carboni e Davi Pretto. A exibição foi promovida juntamente com os coletivos Esmero e Veneta de Porto Alegre, representados por Vital Lordelo.

A história de um jovem usando uma máscara de gás que vaga solitariamente pelas ruas vazias de uma cidade cinzenta é livre de interpretações. Com partipações em mostras nacionais e intenacionais, a produção angariou o Prêmio Revelação no 20° Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, Melhor direção de arte no 13° Festival Audiovisual do Mercosul e Menção honrosa no 14° Festival Brasileiro de Cinema Universitário, todos em 2009.

Ao término da exibição, durante o bate-papo sobre o curta, Francine Nunes, do Cineclube Lanterninha Aurélio, comentou sobre a estética do urbano presente na obra, o que é bem representado através da fotografia do filme. A conversa então passou do cinema para o trabalho dos coletivos.  Segundo Vital, o Coletivo Veneta foi criado há quatro meses com o intuito de fomentar a cultura independente da capital, como forma de dar apoio aos seguimentos de arte visual, audiovisual e teatro, funcionando como uma assessoria cultural.

Vital Lordelo do Coletivo Veneta

A exibição de hoje foi uma prova da intenção do Macondo Coletivo de expandir as suas atividades para além da música, do teatro e das artes visuais. A proposta é passar filmes fora do circuito comercial, com programação e estrutura aberta a sugestões de aperfeiçoamento, ou seja, qualquer ideia nova é benvinda. Atílio Alencar contou que o projeto futuro do Macondo Coletivo é promover em Santa Maria uma Semana do Audiovisual.

Texto: Andressa Quadro e Marcelo De Franceschi

Fotos: Marcelo De Franceschi

Anúncios

Sobre venetacoletivo

Veneta, que significa ideia repentina, dar na telha, ou, como diz a expressão pupular, dar na veneta, é uma assessoria de produção e articulação cultural. Atua sobre projetos das mais variadas vertentes, enaltecendo a qualidade e diversidade da cultura regional.
Esse post foi publicado em Principal e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s