Ciberarte

*Gabriela Canale, de São Paulo

Até dia 30 de agosto acontece na FIESP o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, o FILE.

Mas final de contas, o que é o FILE 2009?
É a 10a. edição do festival – maior festival de arte e tecnologia do Brasil e da América Latina e um dos maiores acontecimentos nesta área, há dez anos vem inserindo o país no contexto mundial da arte e tecnologia, bem como da mídia arte, realizando uma compilação de produções artísticas no campo das artes eletrônicas e digitais.

Por que ir?
As criações que integram o FILE 2009, segundo a organização do evento, mostram uma grande diversidade de pesquisas e de produções nacionais e internacionais. Participam desta 10ª edição cerca de 300 artistas de mais de 30 nacionalidades com produções em várias áreas da cultura digital: arte interativa, games, screenings, performances, arte sonora, realidade virtual, discussões teóricas.

A projeção em 4k (8 milhões de pixels por frame) merece destaque. Resultado do trabalho de dezenas de profissionais, a sessão lotada transmitiu simultaneamente para o Brasil, EUA e Japão o filme Enquanto a Noite não Vem, de Belo Souza e Renato Falcão. Produzido em tecnologia 4K o filme foi transmitido em tempo real por redes fotônicas com velocidade de 10G.

A experiência de visitar uma exposição como esta é bastante diferente de percorrer salas brancas com focos de luz sobre quadros e esculturas. A interatividade e o diálogo com mídias do cotidiano estimulam respostas entusiasmadas dos visitantes. Muito mais que mero observador, o ‘público’ se torna interator. Sem as pessoas que circulam, mexem, clicam, falam todos os trabalhos expostos perdem o sentido. Apenas observar não dá conta do entendimento das obras. E neste caso, tocar e intervir no que o artista propõe é mais do que permitido, é necessário.

O quê? FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica
Onde? Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso – Av. Paulista, 1313.
Quando? 28 de julho a 30 de agosto de 2009.

*Gabriela Canale é jornalista, artista visual e colaboradora do COLETIVO VENETA.

Anúncios

Sobre venetacoletivo

Veneta, que significa ideia repentina, dar na telha, ou, como diz a expressão pupular, dar na veneta, é uma assessoria de produção e articulação cultural. Atua sobre projetos das mais variadas vertentes, enaltecendo a qualidade e diversidade da cultura regional.
Esse post foi publicado em arte, Cinema, Tecnologia e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s