Teatro à la carte

Quando a faculdade acaba, o desejo que fica é de viver fazendo aquilo que se aprendeu e aquilo que se ama. E para conseguir isso vale até mesmo deixar a cidade natal e ir atrás de um lugar onde os sonhos sejam possíveis. Utopia? Não para o Núcleo de Pesquisa Teatral  Santa Víscera.

Formados pela Universidade Federal de Santa Maria, Marco Antonio Barreto, Lara de Bittencourt e Graciane Pires saíram das suas cidades para tentar a vida, ou melhor, o teatro, em São Paulo. A decisão, segundo Marco, veio da dificuldade do mercado. “Em Santa Maria, e mesmo na região, é bastante difícil trabalhar apenas com isso, pelo fato dos municípios serem relativamente pequenos, além disso, muitos grupos se formam por lá”.

Para começarem a vida na nova cidade, vendiam doces pelas ruas: as meninas faziam e o menino vendia. Numa dessas vendas, um homem disse que não pagaria pelo doce, mas como eram um grupo de teatro, ele compraria uma cena. Pronto! Surgiu aí ó Vendem-se Cenas, uma nova proposta que transformaria o grupo em verdadeiros vendedores de teatro.

Há cinco meses, o trio se apresenta pelas ruas da capital paulista com uma banca imaginária, onde cada um que passa tem liberdade para escolher no Cardápio Cênico uma pequena cena de uma peça, que será encenada pelo preço de R$ 4,00. “A primeira reação das pessoas é a surpresa, mas depois do primeiro contato curioso, querem saber mais sobre o grupo, os projetos, nossas idéias e muitas vezes dão boas sugestões, tanto de cenas a serem incluídas no cardápio”, completa Lara.

E se o trabalho está dando certo? Nem precisa perguntar. “Podemos dizer que a trajetória é muito difícil, mas que aos poucos estamos construindo nossos caminhos para isso. Porém, o trabalho é constante e apesar das oportunidades e portas que estão se abrindo para nós, ainda não alcançamos todos os nossos objetivos, pois o trabalho do ator é constante”, comenta Graciane.

Através do blog do grupo é possível conhecer um pouco mais deste trabalho, e no You Tube o Santa Vísera disponibiliza várias cenas que são apresentads no Vendem-se Cenas. Vale a pena conferir.

Anúncios

Sobre venetacoletivo

Veneta, que significa ideia repentina, dar na telha, ou, como diz a expressão pupular, dar na veneta, é uma assessoria de produção e articulação cultural. Atua sobre projetos das mais variadas vertentes, enaltecendo a qualidade e diversidade da cultura regional.
Esse post foi publicado em Teatro e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s